reciclagem de latinhasPode-se resumir a definição de meio ambiente como todas as coisas vivas e não vivas que existem no planeta, ou em determinada região dele, podendo afetar os ecossistemas e também a vidas das pessoas.

Após uma conferência na Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 1972, foi estabelecido o dia cinco de junho como Dia Mundial do Meio Ambiente, é de fato uma preocupação mundial. De certa forma, o que afeta um pode afetar outro.

A preservação do meio ambiente é de conhecimento de todos, mas sabe-se que na prática pode mudar, tanto que não é surpresa notícias cada vez mais frequentes de crimes ambientais, degradação que humanos causam e deixam poucas chances de sobrevivência, tanto para os animais quanto à natureza. Isso tudo à custa de ganância de muitas pessoas e empresas.

Por ainda existirem pessoas que se preocupam seriamente com isso, foram criadas várias ações a favor da preservação do meio ambiente, sem pensar no lucro ou remuneração que poderiam receber.

Os voluntários do meio ambiente promovem ou recebem uma educação ambiental e contribuem com sua proteção, podendo ser através de pesquisas.

Existem várias maneiras de poder ajudar e o voluntário pode escolher qualquer uma de sua preferência, tendo por exemplo recuperação de áreas naturais, plantação de árvores, criar canteiros de flores, grupos de resgate em situações de emergência, entre outros.

A defesa de campanhas da preservação desperta ainda mais o interesse de outros com o assunto, e pode atingir todas as idades, as crianças, jovens e adultos.

E o que tem grande chance de sucesso é repassar informação a outras pessoas quanto ao cuidado com a natureza. Além da sua parte, contribuem também com a consciência do próximo, que pode se sentir incentivado a ajudar também. E a ajuda prolongada só causará bem.

Para ajudar na divulgação, a internet tem se mostrado como um portal. Existe até a opção do cidadão que quer contribuir não precisar sair de casa, se quiser ajudar indiretamente. Em vários sites encontra-se informações e, como já dito anteriormente, a ajuda em campanhas pode fazer uma grande diferença. Além disso, pode-se fazer denúncias de agressão ao meio ambiente.

Reciclagem

Um dos maiores exemplos de cuidado com a natureza é a reciclagem. Ela constitui-se na reutilização de materiais que estão no lixo ou se tornariam lixo e são usados como matéria-prima na produção de outros produtos. Para conseguir tal tarefa, são feitas várias atividades e o próprio cidadão pode ajudar a contribuir. Aliás, é com a ajuda de todos que se consegue tal tarefa.

Foram criados os três Rs da reciclagem para ajudar a incentivar e também passar o conhecimento para a população. São eles:

Reduzir: Para ajudar a não ter um número acumulado de lixo, uma dica é consumir menos. Ficar atento com o que consome e refletir se não está exagerando, é uma boa dica.

Reutilizar: É fato que não tem como o número de lixo jogado ser nulo, sempre terá algo que a pessoa irá querer se livrar. Para isso diminuir, uma boa ajuda seria reaproveitar parte do lixo que a pessoa provavelmente tentaria se livrar. Se pensar bem, sempre há algo que pode ser usado de outra forma. Só de exemplo, os vidros de produtos podem ser reutilizados como copos.

Reciclar: Sem sombra de dúvida o mais conhecido. Ele exemplifica o produto velho transformado em produto novo. Lembre-se sempre de separar seu lixo em papel, plástico, metal e orgânico.

Os voluntários entram nessa missão de diversas formas. Uma delas é formar grupos de coleta seletiva ou catar lixos recicláveis. A população ajuda ao separar vidro, metal, papel e orgânico e os voluntários podem ajudar ao catar os lixos já separados.

São verificados se os lixos estão arrumados, sem restos ou até etiquetas que podem ser esquecidas. Uma boa dica que eles recebem é amassar o alumínio. Com tudo isso, os voluntários ainda criam campanhas ou tentam incluir mais pessoas no programa de reciclagem e ajuda na coleta.

A importância do voluntariado ambiental é muito significativa, mas a população precisa saber que o mais comum dos seres pode sempre ajudar na defesa da natureza. Com isso em mente, as ações voluntárias só tendem a crescer cada vez mais.